A Carregar...
noticia
06/08/2021

Jornal de Notícias - “Nos últimos quatro anos vi Barcelos a definhar "

Por Nuno Dantas


Mário Constantino é o candidato da coligação que junta PSD, CDS e movimento independente. Vai apostar no rio, porque é a “mola impulsionadora” do concelho 


Repete a candidatura de 2017 porque, diz Mário Constantino, vê “o concelho a definhar” e lembra as “trapalhadas do executivo socialista” que puseram em causa “a estabilidade e a credibilidade do próprio órgão”. O professor do Ensino Básico e Secundário, de 57 anos, quer que o rio Cávado seja a “mola impulsionadora” do desenvolvimento e acredita que os eleitores veem com bons olhos a coligação com um ex-líder do PS, Domingos Pereira, que lidera os independentes BTF - Barcelos, Terra de Futuro. Lamenta que os socialistas ainda não tenham resolvido a questão da água, mas mantém prudência para não perturbar as negociações.


Foi candidato em 2017 e volta a fazê-lo. Porquê?

O que me motivava há quatro anos agora vem reforçado porque vi o concelho a definhar. Como vereador da oposição testemunhei in loco que Barcelos está adiado porque houve um conjunto de trapalhadas do executivo socialista que dificultaram a estabilidade, a credibilidade e a dignidade do próprio órgão.


Os eleitores vão ver com bons olhos uma coligação com o ex-líder do PS, Domingos Pereira, que agora lidera o movimento independente?

Durante estes quatro anos, houve um entendimento perfeito entre a oposição e foi possível criar uma plataforma alargada no sentido de devolver a Barcelos a esperança e a oportunidade de desenvolver-se. As pessoas verão que há um entendimento suprapartidário que alarga o espetro que é normal ver-se na política. Isso mostra que o propósito desta coligação é lutar por Barcelos. Não podemos ficar de braços cruzados ver que Barcelos está a ficar para trás relativamente aos vizinhos.


No entanto, tem a própria Concelhia contra a sua candidatura.

A Concelhia ultimamente tem dito que não está contra a minha candidatura, pelo contrário, reconhece que eu seria o melhor candidato. Acha é que, aqui ou ali, deverão ser alterados alguns nomes. Não faz sentido essa discussão. 


Quais são as propostas da coligação?

A nossa primeira aposta é no rio, porque será a mola impulsionadora do desenvolvimento de Barcelos em várias dimensões. Depois a construção de um novo hospital. É fundamental criar redes de creches de livre acesso a todos os barcelenses e dar condições para os mais velhos terem um envelhecimento ativo. Apostar na juventude e apostar na habitação para que as pessoas se fixem em Barcelos. Vamos concluir a segunda fase do estádio, com a construção também de uma pista de atletismo. Depois, vamos fazer uma aposta decisiva na rede viária, com a conclusão da circular. 


E como vão resolver a questão da água?

Estamos preocupados com a situação da água. Temos mantido prudência para não perturbar as negociações que decorrem, mas achamos lamentável que o executivo socialista em 12 anos não tenha conseguido resolver este problema. Queremos o melhor acordo possível porque a execução da sentença é o pior que pode haver.