
Barcelos Popular - "Honrar Compromissos"
Por Domingos Pereira
A pouco mais de uma semana pra a entrega das listas no Tribunal, para as autárquicas 2021 marcadas para o próximo dia 26 de setembro, ainda muitos passos serão dados para tentarem convencer os indecisos a integrarem as listas aos diferentes órgãos autárquicos.
Na data limite (2 de agosto) certamente que todas as forças políticas concorrentes farão um balanço estatístico para contabilizarem o maior número de freguesias alcançadas com apresentação de candidaturas. E se é certo que a apresentação de listas ao maior número de freguesias pode fazer a diferença para o resultado para a Câmara e Assembleia Municipal, não é menos verdade que este critério não será o único, não obstante a sua real importância.
De qualquer forma interessa, também, a estabilidade e coesão das forças políticas concorrentes, com maior ênfase nas forças políticas com capacidade real de poder ganhar as eleições. E é neste ponto que, quer o PS quer o PSD, têm travado lutas internas por divergências entre grupos de fação que, para o bem e para o mal, se foram posicionando no terreno, nem sempre com o propósito de servir Barcelos e os barcelenses.
Nesta fase do processo, importa aqui deixar muito bem claro e sem rodeios, que o BTF assumiu um compromisso eleitoral com o PSD e o CDS para integrar listas conjuntas concorrentes a todos os órgãos do município (câmara e assembleia municipal) e das freguesias. Fê-lo, depois de uma discussão interna no seio do grupo, e em resposta ao convite formulado por dirigentes nacionais do PSD, e locais do CDS.
O BTF tem assumido de forma irrepreensível todos os compromissos delineados pelo PSD nacional e em articulação com o candidato indicado pela direção nacional do PSD, Dr. Mário Constantino Lopes que, de forma irrepreensível, tem tratado de todo o processo com os demais parceiros. Nunca o BTF foi abordado ou convidado por nenhum dirigente local para
saber das condições acordadas.
O peso eleitoral do BTF, medido nas últimas eleições autárquicas de 2017, serviu de base de trabalho para elaboração de listas conjuntas. Das 10 juntas de freguesia representadas por autarcas do BTF, só uma delas seguiu outras orientações políticas é dos 11 membros eleitos para a AM todos estão disponíveis para integrar a lista da coligação “Barcelos mais Futuro"; dos dois vereadores atuais só um integrará a lista à câmara municipal.
De tudo quanto se tem dito negativamente sobre a coligação, entretanto aprovada pelos órgãos nacionais do PSD e CDS, com aprovação, estou certo, pelo TC, o BTF é totalmente alheio, e tem trabalhado exaustivamente com o candidato Mário Constantino Lopes a quem publicamente presta um reconhecido mérito pelo exercício sereno e de autoridade, com
apurado sentido de responsabilidade, à medida da dimensão da força política que representa, o PSD.
Todas as eventuais divergências informais ou formais existentes, mormente as que têm vindo a público, o BTF jamais se manifestará por ser um assunto que só ao PSD diz respeito. O BTF respeita e respeitará os orgãos dos partidos que constituem a coligação "Barcelos mais Futuro”, com o único propósito e objetivo de ganhar a câmara municipal, a assembleia municipal e a maioria das juntas de freguesia. Ninguém do BTF assumirá uma postura de confronto verbal nocivos ao normal exercício político, num clima de tolerância e convivência democrática, com respeito pela diferença e autonomia de cada força política centrada num objetivo comum: vencer as autárquicas 2021 e corresponder aos desejos dos barcelenses centrados em novas políticas autárquicas para os próximos 4 anos.
O BTF está totalmente empenhado em contribuir para uma vitória inequívoca em 26 de setembro, e não tem tempo para desvirtuar o acordo alcançado, nem tão-pouco atingir avaliações de caráter de quem quer que seja. O BTF tem estado, e estará, ao lado de Mário Constantino Lopes para, em conjunto com o PSD e o CDS, honrar os compromissos assumidos. Porque divergências políticas profundas e insanáveis, parece que moram lá para o lado do PS!