
Jornal de Barcelos - "Bruno Torres alinha pela coligação Barcelos Mais Futuro"
Por Zita Fonseca
Apresentados mais seis candidatos
A coligação Barcelos Mais Futuro apresentou sexta-feira mais seis candidatos às freguesias. O acto ficou marcado por dois aspectos diferentes em relação aos anteriores: Bruno Torres alinha pela coligação e Alberto Alves, desalinhou do PS.
O ex-presidente da Comissão Política do PSD que se demitiu depois de ver o seu nome chumbado para candidato à presidência da Câmara, assumiu a adesão à coligação, depois de um período em que manteve algum “suspense” quanto a uma eventual recandidatura como independente à Junta de Galegos Santa Maria. Não esteve presente por impedimentos pessoais, mas fez chegar uma mensagem de apoio.
As dissidências de autarcas do PSD por causa da coligação terminaram. No dia seguinte, a presidente da União de Freguesias de Alvito S. Pedro, S. Martinho e Couto, e também membro da Comissão Política Concelhia do Partido, esteve na apresentação da candidatura de Fernando Pereira à Assembleia Municipal. É um ponto final nas hesitações e dúvidas quanto à recandidatura dos presidentes de Junta que começaram por rejeitar ou, no mínimo, torcer o nariz à candidatura de Mário Constantino e ao acordo com o BTF para a corrida à Câmara.
Alberto Alves, o presidente da Junta de Vila Cova e Feitos é o primeiro autarca eleito pelo PS a romper com este Partido para se recandidatar pelo PSD/BTF/ CDS. Tal como o JB noticiou na última edição, esta mudança de campo deve-se ao facto da Junta de Vila Cova e Feitos considerar que não foi tratada de forma justa pela Câmara nos dois primeiros mandatos.
Ao lado de Alberto Alves sentou-se Armando Costa, o candidato à vizinha freguesia de Perelhal, onde a coligação espera obter um bom resultado. Por duas razões: o actual presidente, eleito pelo PS, atingiu o limite de mandatos e a população está descontente com a linha de muito alta tensão cujas torres são uma marca irreparável na paisagem da freguesia. Armando Costa, que em 2013/2017 fez parte da Assembleia Municipal pelo MIB, foi um dos dinamizadores dos protestos da população contra a instalação da linha.
A Junta de Freguesia de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha S. Pedro e S. Martinho não é um território fácil para a direita. A coligação aposta na advogada Dalva Rodrigues Amaral, muito elogiada pela vereadora Mariana Carvalho (PSD).
Em Barcelinhos, o candidato do PSD em 2017 volta a entrar na corrida autárquica e, em Tamel Santa Leocádia e Vilar do Monte, Manuel Carneiro Martins recandidata-se a novo mandato.
Até ao momento, a coligação apresentou candidatos a 35 das 61 freguesias do concelho.
Os candidatos
U.F de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (S. Martinho e São Pedro): Dalva Rodrigues de Amaral, 48 anos,
advogada;
Barcelinhos: João Baptista Carvalho da Silva, 62 anos;
Galegos Santa Maria: Bruno Torres, de 41 anos, a exercer cargo de presidente de Junta a tempo inteiro;
Perelhal: Armando Costa, 43 anos, técnico comercial;
UF Tamel Santa Leocádia e Vilar do Monte: Manuel Carneiro Martins, 61 anos, mediador de seguros;
UF de Vila Cova e Feitos: Alberto Alves, 54 anos, engenheiro civil.