A Carregar...
noticia
30/06/2021

Jornal de Barcelos- "Coligação apresentou candidatos a mais cinco freguesias"

Por Zita Fonseca 


A coligação Barcelos Mais Futuro apresentou sexta-feira mais cinco candidatos às juntas de freguesia. David Torres, Luís Pereira e Isaías Gomes, eleitos pelo BTF em 2017, concorrem a novo mandato em Abade de Neiva, Moure e Oliveira, respectivamente. Abel Silva, actual membro da Junta de Cristelo, eleito pelo PSD, é o candidato à sucessão de Isaque Ferreira que atingiu o limite de mandatos. José Barradas é um estreante que, entre os cinco, tem a tarefa mais difícil: conquistar a Junta da Várzea que está nas mãos do PS desde 1997.


Mário Constantino transmitiu a mensagem de apoio de Costa Araújo, o antigo presidente da Assembleia Municipal que não esteve presente, como previsto, por razões de saúde. Como “convidado de honra” desta apresentação, esteve Firmino Silva. O líder da bancada centrista na Assembleia Municipal acusou o executivo socialista de fazer com que Barcelos seja comparável ao Entroncamento pelos “fenómenos da política local” que “em mais nenhuma parte do país acontecem”. Concretizando: durante mais de metade do anterior mandato a Câmara foi gerida pelo presidente e pela vice-presidente: no actual, o presidente esteve em prisão domiciliária, exercendo o cargo a partir de casa, local onde os vereadores socialistas reuniam com ele. 


Críticas também, para o presidente da Assembleia Municipal e actual candidato à Câmara que surge nos boletins municipais a assinar editoriais ao lado do presidente da Câmara. “Fiquei um pouco chocado, foi uma inovação. Fiquei chocado porque é próprio de outros regimes”, disse numa alusão à troca de cadeiras entre Putin e Medvedev, na Rússia. Em Barcelos, Horácio Barra e Miguel Costa Gomes também são candidatos à troca de lugares. Mário Constantino foi mais longe, classificando o Boletim Municipal como “propaganda ignóbil” onde se “anunciam obras que nunca foram feitas em 12 anos”.


Domingos Pereira insistiu na necessidade de pôr de parte as “dicotomias esquerda/direita”, porque “o combate é a quem tão mal tem gerido Barcelos”. Dirigindo-se aos candidatos, deixou um alerta: “muitos de vocês vão ser muito assediados para desistir ou mudar de camisola”. Com esta segunda apresentação, a coligação tem candidatos a 12 das 61 freguesias. Mário Constantino disse que conta ter todo o processo fechado até meados de Julho. A entrega das listas no Tribunal é no início de Agosto, em dia a fixar quando for conhecida a data das eleições autárquicas, que deverá ser anunciada em breve pelo Governo.